Velas de parafina podem fazer mal a saúde e ao meio ambiente

Malefícios da parafina ao meio ambiente

Quem deseja criar a sensação de aconchego, intimidade ou romance no seu ambiente, muitas vezes opta por adquirir velas aromáticas. Infelizmente, o que poucos sabem, é que elas podem emitir poluentes danosos e carcinógenos para a saúde no momento da combustão. Às vezes, podem ser tão tóxicos quanto um cigarro aceso, segundo o jornal inglês Daily Mail.

Este problema foi identificado nas velas feitas de parafina, um derivado do petróleo, e pavio de chumbo, responsável por sérios danos ao cérebro e outras funções orgânicas, além de prejudicar a camada de ozônio do planeta. A situação ainda piora quando são acesas em ambientes fechados, o que faz com que os gases tóxicos fiquem mais concentrados no ar que será inspirado pelas pessoas e causará, a longo prazo, problemas de saúde.

Então o que fazer?

Tenha alguns detalhes claros em mente, antes de adquirir uma vela que não fará mal à sua saúde e ao meio ambiente. Escolha velas que:

  • Contenham 100% de ceras de origem vegetal.
  • São feitas com pavio de algodão.
  • Não possuem chumbo.
  • Não possuem parafina.

Fique atento! Se a vela que você acendeu,  produzir fuligem preta ao redor do pavio quando é queimada, ela contém parafina! E ainda, mesmo que você opte por velas feitas de cera vegetal e pavio de algodão, também deve ter o cuidado de colocá-la corretamente no ambiente. Deve-se evitar locais completamente fechados ou que a única fonte de luz seja a vela, para que não cause problemas respiratórios e visuais. Sem contar que nunca é recomendado dormir com uma vela acesa, não é mesmo?

Por último, tenha ciência da procedência dos produtos que adquire, para evitar problemas de saúde e contribuir com o meio ambiente.

Veja abaixo algumas de nossas lindas velas ecológicas 100% sem parafina.

Velas Ecológicas Sem Parafina

Não se esqueça de comentar aqui embaixo, vou adorar saber mais.

Até o próximo post!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top